METODOLOGIA DE TRABALHO COM ATORES

Ana Paula Grande em "Quando a Festa Acaba",
roteiro, direção e preparação de Frederico Foroni


O SER EM CENA - PESQUISA
O foco do trabalho é proporcionar o desenvolvimento artístico através do desenvolvimento pessoal, a partir de exercícios fundamentados em ciências naturais e artísticas, ocidentais e orientais – metodologias fundamentadas de formação e preparação de atores e correntes terapêuticas.

O trabalho de Consciência e Expansão de Consciência é a base do processo de liberação dos fluxos de energia do corpo que promoverão o aumento da potencialidade criativa do ator, para que, a partir desta consciência, o ator possa ampliar suas possibilidades de expressão com mais verdade interna.
Este processo é acompanhado e sustentado por teorias e técnicas acerca da expressividade do ator, encontrados em expoentes como Antonin Artaud, Valere Novarina, Erick Morris, Antônio Januzelli, entre outros, e acerca de diversas correntes terapêuticas, como a Bioenergética, as Medições Ativas, Respirações Conscientes, Meditações Transpessoais, Morfoanálise e a Dinâmica Energética do Psiquismo.

Através de exercícios físicos, individuais e coletivos, associados à imagens verbais e improvisos cênicos, o ator pode se conscientizar dos fluxos energéticos no corpo, das dimensões do corpo, de muitas funções e potencialidades do corpo, reconhecendo o corpo como órgãos integrados entre si e com o universo, tendo mais e melhor noção dos limites e potencialidades expressivas e criativas; direcionados para um processo artístico, técnico e intuitivo, dentro da linguagem cinematográfica e teatral.

Todos os exercícios respeitam o tempo de absorção e aprimoramento do aluno, sem, com isto, ser condescendente com a falta de estímulo. Importante salientar que após cada dia de trabalho, é feito, dependendo da necessidade, um processo de reintegração e relaxamento.


OBJETIVOS GERAIS DOS TREINAMENTOS DE INTERPRETAÇÃO
Reconhecer e ampliar as potencialidades como Ser para que o Ator tenha um desempenho verdadeiro, singular e memorável.
Proporcionar ao aluno a identificação dos padrões de reação que interferem na espontaneidade cênica, flexibilizando e ampliando o repertório emocional e a capacidade de ser livre em cena.
Proporcionar envolvimento com as situações cênicas, a partir de exercícios de consciência, ativações emocionais e sensoriais.
Gravar cenas de maneira criativa, dinâmica e vivencial, assimilando a câmera como um elemento confortável e íntimo.