O SER EM CENA - uma abordagem Consciente do trabalho do ator



Frederico Foroni e Johnny Waldo em Cena do Curso O Ser Em Cena - Foto de Carol Catelan



O SER EM CENA: Com base nos treinamentos para atores desenvolvidos por Eric Morris, no Actor's Studio, e por Antônio Januzelli, em universidades de São Paulo, nasceu a abordagem O Ser Em Cena, em que Frederico Foroni conduz os atores ao trabalho cênico a partir do conhecimento e desenvolvimento das próprias potencialidades. Concentração, Energia, Decisão, Intenção, Encantamento e Compromisso com o Outro são palavras fundantes do trabalho. Um processo criativo e pedagógico, onde o próprio indivíduo é capaz de gerir seu potencial cênico e transformá-lo em motivação e expressão. Não é um método, porque se mantém vivo e procura atender a necessidade e demanda de cada turma e de cada aluno.

ESTRUTURA DOS CURSOS:
PROJETO 20 MINUTOS – CRIAÇÃO "ATORAL" DE CURTA-METRAGREM (6 meses - 160 horas)
Curso de Interpretação para Cinema com Criação e Gravação de Curta-Metragem, por processo Colaborativo com Roteirista em Sala de Aula
OBJETIVOS: Curso extensivo, teórico e prático, de treinamento de atores para cinema, dividido em 8 grandes fases:
Primeira Fase: Teoria sobre os princípios norteadores para a prática do ator O SER EM CENA, consciência da respiração e expansão da concentração, conhecimento e flexibilização das potencialidades e bloqueios pessoais, aquecimento corpo/voz, experimentação do estado de presença extra-cotidiano/dilatado, estímulos sensoriais e expressão a partir da verdade interna;
Segunda Fase: Treinamento de impulso, aposta e compromisso emocional, a partir de laboratórios e improvisos;
Terceira Fase: levantamento de cenas a partir de improvisos; teoria e prática da análise de cena escrita, levantamento de cenas a partir de roteiros, manutenção do treinamento de aquecimento sensorial e improviso emocionalmente comprometido;
Quarta Fase: gravação de cenas, experimentação da câmera como elemento íntimo e vivo em cena, análise individual de cada aluno a partir da observação das cenas gravadas;
Quinta Fase: Aula teórica sobre criação de roteiro, processo colaborativo de criação de um roteiro a partir de improvisos cênicos livres, temáticos e dirigidos (os atores criam seus papéis) e análise do roteiro criado;
Sexta fase: Preparação do elenco para as gravações, aprofundando o treinamento de compromisso emocional e aprimorando as dinâmicas de expressão cênicas;
Sétima Fase: Gravação de um curta-metragem tendo os alunos como protagonistas, de 3 a 5 dias de duração, com ênfase no trabalho dos atores;
Oitava Fase: Análise individual do trabalho de cada aluno, a partir da observação do material bruto do filme realizado e de todo o percurso desenvolvido.

PROJETO CENA LIVRE - INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA - MODULO I E II (48H CADA MÓDULO)
OBJETIVOS: O curso propõe a vivência de laboratórios para atores, visando o aumento do potencial pessoal criativo, a flexibilização do repertório emocional e a geração de situações cênicas, a partir de improvisos sensorialmente estimulados, dentro da linguagem cinematográfica.
MODULO I: Uma cena será gravada e analisada com cada aluno, a partir de trechos de textos e fragmentos cênicos criados em sala de aula, buscando a verdade e a capacidade de ser livre em cena.
MODULO II: Continuando o processo do Módulo I, duas cenas serão gravadas e analisadas com cada aluno, uma a partir de um fragmento de roteiro cinematográfico e outra a partir da criação "atoral" de cenas. Neste módulo, técnica de análise de cenas escritas e estratégias de passagem do TEXTO PRA CENA serão estudadas
Estrutura de trabalho:
1- Teoria sobre a prática do ator O SER EM CENA;
2 - Consciência da respiração e expansão da concentração;
3- Aquecimento vocal e corporal;
4- Experimentação do estado de presença extra-cotidiano e dilatado;
5- Ativação sensorial e expressão a partir da verdade interna;
6- Laboratórios de experimentação emocional deslocada do habitual;
7- Laboratórios de experimentação sensorial em situações cênicas dirigidas;
8- Improvisos livres e dirigidos;
9- Processo Criativo a partir de apostas situacionais e compromisso emocional com a cena;
10 - Análise de cenas a partir improvisos (Módulo I) / a partir de roteiros cinematográficos (Módulo II);
11 - Gravação de cenas;
12- Análise de resultados a partir do material filmado;
13 - Criação de cenas a partir de processo "atoral" de desenvolvimento de roteiro (Módulo II);
14- Gravação de cenas (Módulo II);
15- Análise de resultados a partir do material filmado (Módulo II).
.

PROFESSOR: As aulas serão conduzidas por Frederico Foroni, Diretor formado pela ECA-USP. Cineasta e Diretor Teatral, é Professor de interpretação há 14 anos. Preparou o Elenco do Longa-Metragem “Nome Próprio”, de Murilo Salles e de outros 9 curtas-metragens, em São Paulo e Rio de Janeiro. Diretor e roteirista de 6 curtas-metragens e mais de 10 peças teatrais em São Paulo, também é Terapeuta Corporal (DEP). Já trabalhou com Antônio Januzelli, Fátima Toledo, Mário Piacentini, William Pereira, entre outros. Participou de Seminários ou Workshops com Tatiana Stepantchenko (Análise Ativa - Método Stanislavski), José Sanches Sinesterra (Dramaturgia Atoral), Izabel Setti (Voz Cênica), Mônica Montenegro (Voz Cênica), Roberto Alvim (Dramaturgia), Javier Daulte (Interpretação Realista) e Eugênio Barba (2010), Jerzy Grotowski (1996), Eliana Caffé (Direção Cinematográfica), Danis Tanovic (Direção Cinematográfica), Di Moretti (Roteiro Avançado). Desenvolve a abordagem O SER EM CENA para seu projeto de mestrado e é diretor do Grupo Chão de Teatro.

ESPAÇO ADEQUADO DE TREINAMENTO:



As salas de treinamento possuem toda estrutura, espaço e clima de treinamento para atores. São bem arejadas, espaçosas e energeticamente muito acolhedoras.



MAIS Informações:
Espaço Terra Forte
Rua Capote Valente, 703
11 – 2503 - 8550 / 7883-1784 ID 9*1638 - NEXTEL
comunicacao@estudioterraforte.com.br